Propósitos transformam vidas!
“Não saberemos se encontramos nosso propósito se não fizermos um mergulho dentro de nós mesmos atrás dos nossos porquês”
Engana-se quem pensa que propósitos são apenas grandes feitos capazes de fazer diferença para milhões de vidas ou que apenas encontrará seu propósito se jogar tudo para o alto e começar do zero. Propósitos começam com ações simples na vida. Propósitos acionam quatro forças na vida: o amor por aquilo que se faz, a prática e excelência com que se faz – e isso precisa de tempo – e muita habilidade no que se faz, a monetização das ações, ou seja, receber por aquilo que se faz, e, não menos importante, a contribuição para o mundo a partir do que se faz. Aproximar-se do seu propósito, leitora e leitor, pode ampliar o nível de felicidade na vida, fazer com que nos engajemos com nosso dia a dia, ampliar nossas relações com as pessoas e criar um clima de leveza e fluidez com o ritmo da vida.
Empresas com propósito bem-definido conseguem engajar os colaboradores. Isso porque eles sabem que estão investindo seu tempo em algo produtivo, que contribui para uma transformação maior. Sem contar que ajuda a criar um senso de pertencimento das pessoas em torno dos objetivos maiores da organização. Há três meses fui convidado a assumir uma ideia inovadora de gestão 5.0 de pessoas em uma organização. Uma abordagem direta para fazer com que, a partir de uma escuta ativa dos bioindicadores, cada colaborador possa construir um plano pessoal de melhorias e fortaleça um espaço de convivência e de profissionalismo, garantindo um bom lugar para se trabalhar. A porta de entrada da ação foi a retomada do propósito e da cultura da empresa, que sempre construiu uma história de muita dedicação, seriedade, compromisso com o cliente, preocupações ambientais e humanas.
A Zero Carbon Logistics S/A, antiga Transcota, localizada em Contagem (MG), já atua no mercado com grandes destaques. São mais de 35 anos de relacionamento e serviços prestado a indústrias e empresas de variados setores. Liderada, hoje, pelo empresário Felipe Marçal Cota, a empresa tem raízes fortes nos ensinamentos do fundador. Além do pioneirismo de utilizar carros e caminhões elétricos, a empresa oferece outras soluções em transporte e logística.
A empresa conquistou selos, certificações e publicações em grandes meios de comunicação, o que comprova a preocupação com o fortalecimento de valores, propósito e cultura bem-definidos. E a frase sempre surge entre os colaboradores: “Transformar o mundo por meio da logística consciente”. Pode parecer simples, mas o processo da clareza do propósito fortalece um orgulho por fazer parte. Sua cultura destaca a performance, a sustentabilidade e a felicidade como macrodireções; e daí desdobram-se grandes ações, como aproveitamento da luz solar no prédio, coleta de água da chuva, manutenção de uma fazenda para resgate de animas, ações sociais voltadas a Contagem e região, ações de defesa e proteção de jovens e crianças, apoio a jovens do esporte, programas de giftworks para os colaboradores, alimentação equilibrada e áreas de convívio.
Marçal, além de estar no pátio ao lado do time, quando preciso, tem sempre uma postura de busca constante por conhecimentos e inovação tecnológica e por fazer despertar nas pessoas o seu melhor. Faz parte, ainda, do G4 Club, grupo que reúne grandes empresas inovadoras no Brasil que, por meio de sua atuação e preocupação com os resultados, sabem que, se não formos precursores de novas práticas de um capitalismo consciente, nosso mundo não terá mais chances. Quando resume suas buscas e crenças, ele diz: “Sem carbono, sim, mas com propósito!”
Se você se preocupa com seu propósito, uma boa dica é começar escolhendo empresas que tenham os mesmos valores que você. Assim você tem um objetivo comum a cumprir e começa a entender que todo trabalho, por menor que possa parecer, tem um impacto na vida de outras pessoas. Boas escolhas.